Como instalar e utilizar o OpenVPN

De ProDB | Ajuda
Ir para: navegação, pesquisa

Acesso Remoto ProDB

Agora com o Acesso Remoto ProDB você tem mais segurança e tranquilidade para acesso ao seu ambiente Cloud.


Instalação

Instalação no Windows

Primeiramente entre na página do programa Open VPN para realizar o download do software. A página é: https://openvpn.net/community-downloads/

Você irá ser direcionado para um site parecido com a imagem abaixo.

400×120px

Clique em "SEE DETAILS", conforme mostra a imagem.

400×120px

Clique no instalador do Windows denominado "Windows Installer (NSIS)", alogo após isso, abrirá uma janela sobre a instalação do OpenVPN. Clique em " Salvar Arquivo".

Será realizado o download do arquivo de instalação no seu computador. Mas ATENÇÃO: Pode ser que ele faça download do arquivo na parte debaixo do navegador como está na imagem abaixo. Caso não apareça neste lugar, pode estar na parte de cima do navegador, no canto direito (você verá uma seta azul, neste caso). Se você ainda não encontrar o arquivo que acabou de fazer download, não se preocupe. Vá até as pastas de DOWNLOADS ou a própria ÁREA DE TRABALHO. Provavelmente estará lá.


Depois de encontrar o arquivo, clique sobre ele e execute o arquivo de instalação, conforme a imagem abaixo.


800×258px


Atenção: Caso o sistema abra uma janela perguntando se o programa deve fazer alguma alteração no computador, você deve, obrigatoriamente, selecionar a opção SIM (ou YES, caso a versão de seu sistema esteja em inglês) e prosseguir com a instalação normalmente.


Após a execução do arquivo que você terminou de fazer o download, clique em "Next" conforme a tela abaixo:

500×389px

Clique em "Next" novamente

502×390px

Clique em "Install"

500×388px

Caso apareça alguma tela solicitando instalação de driver, selecione para aceitar.Na tela abaixo clique em "Next" e depois "Finish"

494×386px
499×385px

Você precisará do arquivo de configuração e do certificado. Para obtê-los, entre no seu navegador novamente e acesse o link: https://remoto.prodb.com.br/acesso/login.php

1123×575px

Coloque o seu usuário e a senha de acesso à VPN.

Após colocar o login e senha será redirecionado para página onde tem acesso a trocar a senha e baixar o certificado e configuração da VPN conforme a imagem abaixo.

800×365px

ATENÇÃO: Quando você realizar o download do certificado, será baixado um arquivo compactado no formato .ZIP, dentro dele terá uma pasta onde, acessando a mesma, estarão o certificado do acesso do usuário (.p12) e o perfil de configuração do OpenVPN (.ovpn).

ATENÇÃO: Faça download do certificado apenas uma única vez. Dois certificados no mesmo computador acarretam em problemas no OpenVPN.

Descompacte e coloque os dois arquivos do .ZIP na pasta: C:\Program Files\OpenVPN\config ou C:\Arquivo de Programas\OpenVPN\config conforme imagem abaixo

1123×575px


Após ter instalado o aplicativo OpenVPN, ter baixado o certificado e o arquivo de configuração e colocado ambos dentro da pasta "config", execute o OpenVPN como "administrador" para que ele funcione corretamente.

Para isso, vá na pasta onde o OpenVPN foi instalado (normalmente em “C:\Program Files\OpenVPN\bin” entre na pasta "bin", clique com o botão direito no aplicativo: “openvpn-gui.exe” e depois em "Propriedades", vá na seção "Compatibilidade". Habilite a opção "Executar este programa como administrator", clique em "aplicar" e depois "OK".

800×425px
417×563px

Dê um OK e o OpenVPN estará instalado com sucesso em seu computador. No próximo passo você verá como utilizar o software.


Utilizando o OpenVPN

Para conectar, clique no ícone na barra de inicialização e depois vá em "Conectar"

208×184px
10.jpg

Digite seu usuário e senha e clique em "OK"

249×137px
11.jpg

Status de conexão conforme a imagem abaixo:

177×124px
12.jpg

Também temos algumas outras opções como: Desconectar, Mostrar status, Visualizar log, Editar Configurações e Configurações.

Para sair de forma segura clique em Desconectar.

Mostrar status ao ser clicado abre uma janela com as informações da conexão, conforme podemos observar logo abaixo.

691×386px
13.jpg

Se clicarmos em Visualizar log abre uma janela em bloco de notas contendo as mesmas informações de log encontrados em Mostrar status.

857×371px
14.jpg


Ao clicar em Editar Configurações é aberto um arquivo de configuração em bloco de notas para ser editado, neste caso podemos ignorar essa função pois não precisa editar.

Ao clicar em Configurações temos acesso em alterar a Linguagem do programa e informações do programa como versão e detalhes técnicos da versão e fabricante.

403×288px
15.jpg
406×293px
16.jpg

Instalação no MAC OS

Tunnelblick é uma interface popular OpenVPN para Mac OS X. Usando as instruções de instalação a seguir, você poderá se conectar ao OpenVPN usando Tunnelblick. Antes da instalação - faça o download dos arquivos de configuração OpenVPN necessários para este protocolo.


Como Configurar

Baixe Tunnelblick a partir de https://tunnelblick.net/ Instale Tunnelblick seguindo as instruções na tela. Inicie Tunnelblick.

392×182px
VPN_MAC_01


Adicione arquivos de configuração, clicando em  Eu tenho arquivos de configuração 


707×292px
VPN_MAC_02


Selecione  OpenVPN Configuração(s).


707×241px
VPN_MAC_03


Selecione  Abrir a pasta Configurações Privadas .


790×226px
VPN_MAC_04


Selecione Concluído.


420×221px
VPN_MAC_05


Uma nova janela com a pasta Configurações irá aparecer.


613×432px
VPN_MAC_06


Agora você precisa dos arquivos de configuração OpenVPN para Tunnelblick. Extraia todo o conteúdo para a pasta  Configurações'. Feche a janela quando terminar.


800×596px
VPN_MAC_07


Como Conectar-se

Inicie Tunnelblick a partir de Aplicações. Clique no ícone Tunnelblick na barra de tarefas, um menu drop-down aparecerá.


255×404px
VPN_MAC_08


Selecione um local VPN a que você gostaria de conectar-se e ele vai pedir o seu nome de usuário e senha Giganews.

409×247px
VPN_MAC_09


Tunnelblick irá tentar a conexão.

237×157px
VPN_MAC_10



Outros sistemas

A VPN ProDB utiliza o OpenVPN, que suporta diversos Sistemas Operacionais. Para utilizar em outros sistemas, como MacOS ou Linux, basta você fazer a instalação do OpenVPN .

Então, utilize este arquivo de configuração do OpenVPN. Você também precisará deste arquivo, que é o certificado da CA. Colocar ele na pasta de configuração do OpenVPN (ex: /etc/openvpn/). 


CLIQUE AQUI PARA PÁGINA PRINCIPAL